Regulamento Circuito Gaia Exp de Trekking de Regularidade

Regulamento Circuito Gaia Exp de Trekking de Regularidade

 

Este texto utiliza como referência, “linha mestra” ou “elemento base” o regulamento adotado por alguns organizadores.

Artigo 1 – Definição
O Trekking de Regularidade (ou Enduro a Pé) é uma prova de regularidade cujo objetivo é percorrer a pé um trajeto específico dentro de velocidades médias e condições estabelecidas pelo organizador da prova.
1.1 Circuito com provas de Trekking de Regularidade formado preferencialmente por equipes de no mínimo 2 (duas) e, no máximo, 6 (seis) integrantes, mas podendo ser individual ou em outro número determinado pela organização.
1.2 Saída e chegada em locais pré-determinados pela Organização.
1.3 O local escolhido para a realização das provas visa trazer belezas naturais, mata, trilhas e rios. Existindo também a possibilidade de acontecer uma prova urbana, onde pode se encontrar mata e obstáculos naturais. Porém, nem sempre esses locais oferecem boa infraestrutura como restaurante, chuveiros, lanchonetes etc. Portanto, pedimos a compreensão dos participantes.
1.4 Promoção: Gaia Exp – Esportes de Aventura
1.5 Direção: Gaia Exp – Esportes de Aventura
1.6 Categorias
1.6.1 A prova será disputada nas 2 (duas) categorias principais do esporte, Graduados (experientes) e Trekkers (iniciantes), mas poderá contemplar outra (s) ou, ainda, ser em categoria única, se necessário, observando sempre a limitação constante no número de equipes e categorias.
1.6.2 O número máximo de inscrições será de 80(Oitenta) equipes. A organização poderá aumentar ou diminuir o número de equipes de acordo com seus critérios de segurança e estrutura.

Artigo 2 – Percurso
2.1 Estradas pavimentadas, secundárias, privadas ou abandonadas, trilhas fechadas, rios, lagos, subidas e descidas de dificuldade baixa, média ou alta, dependendo do peso da etapa.
2.2 As etapas que tiverem peso maior serão comunicadas com antecedência no site.

Artigo 3 – Trechos da Prova
3.1 Regularidade / Velocidade: São trechos representados por números, indicando a velocidade média a ser mantida, em Metros por Minuto.
3.2 Deslocamentos: São trechos identificados na planilha. Serve para travessia de rios, lagos, atoleiros, trânsito, onde não haverá média de velocidade imposta e sim, um tempo pré-determinado para essa travessia. Esse tempo é identificado na planilha por: hora, minutos e/ou segundos. Ex: 01:02:45, 00:03:00, 00:00:53.
3.3 Neutralizados: São trechos de parada, onde a Equipe tem um tempo estipulado para descanso, lanche etc. Esse tempo é identificado na planilha por: hora, minutos e/ou segundos. Ex: 01:02:45, 00:03:00, 00:00:53.
Poderá existir neutralizado técnico, para que a equipe se organize depois de um trecho difícil, não necessariamente haverá lanche ou água nesse local.
3.4 Trecho de Distância Omitida: é um trecho onde apenas a velocidade média é informada na planilha de navegação. Neste tipo de trecho, a distância a ser percorrida deve ser medida (estimada) por cada equipe para efeito do cálculo do seu horário ideal;
3.5 Ramificações: No mínimo 1(Um) integrante da Equipe deverá percorrer o trecho de ramificação descrito na planilha. Será estabelecido um tempo máximo para o percurso, porém a Equipe poderá fazê-lo em menos tempo.
3.6 Provas Especiais: São provas do tipo: travessia de barco, boia, tirolesa, rapel, plantio de árvores, em que a equipe terá um tempo para executá-la. O local da Prova Especial e seu referido tempo estarão identificados na planilha.

Artigo 4 – Inscrições
4.1 As inscrições serão feitas em locais identificados no site, ou se for o caso, nos e-mails que serão enviados com antecedência. Poderão ser feitas pessoalmente com o Edson (16-991724948), pela Internet no site: www.gaiaexp.com.br com depósito bancário ou no local da prova.
4.2 O valor da inscrição será de R$ 50,00 por pessoa no seu primeiro lote até a data estipulada no cartaz e no site. Passando para R$ 60,00 posteriormente e no dia da prova.
4.2.1 Para ter sua inscrição e seu horário de largada garantido, a equipe deverá efetuar o depósito em conta corrente fornecida pela Organização ou se inscrever nos locais estabelecidos para isso (vide item 4.8).
4.2.2 É muito importante à confirmação antecipada das Equipes, com a respectiva quantidade de integrantes, para que a Organização possa ter um maior controle na quantidade de frutas, água, planilhas, visando não faltar esses itens para todos os participantes.
4.2.3 Se no dia da prova a Equipe comparecer com mais integrantes do que o declarado em depósito antecipado, os mesmos não terão direito a qualquer reclamação na falta qualquer item (vide item 4.8).
4.2.4 A Equipe que não efetuar o depósito antecipado, não terá sua inscrição, e nem seu horário de largados garantidos, podendo fazê-la no dia da prova, por ordem de chegada até que preencha o número máximo de inscrições, e estarão sujeitas à falta de frutas, água no Neutralizado (vide item 4.8).
4.2.5 Ao enviar a ficha de inscrição para a Gaia Exp, a Equipe terá sua inscrição registrada. Porém, só será divulgado como confirmada junto com o respectivo horário de largada, assim que a Organização confirmar o depósito antecipado.
4.3 O ato (assinatura) da inscrição para prova caracteriza a declaração do concorrente (líder da Equipe) e seus responsáveis legais assumindo todos os riscos da mesma, consigo ou outrem, isentando organizadores e patrocinadores de quaisquer acidentes, independentemente do tipo ou natureza que possa ocorrer antes, durante ou depois da prova. A inscrição efetuada somente pelo site também caracteriza a aceitação do que foi mencionado acima.
4.4 O termo de responsabilidade e cessão de direitos (= ”de acordo”), parte integrante da ficha de inscrição e sem o qual não será aceita a participação de qualquer pessoa, deve ser assinado por todos os integrantes da equipe, obrigatoriamente.
4.5 A organização poderá, a qualquer tempo, não aceitar mais a participação de equipes que promovam desordem, provoquem brigas, tumultos ou atos deliberados que denigra o esporte, o evento, qualquer pessoa do staff ou de equipe participante ou a parceiros e patrocinadores.
4.6 Serão confeccionadas camisas da etapa, se o valor das cotas de patrocínios cobrirem os gastos, ou se o número de inscritos for o suficiente para cobrir todos os gastos envolvidos na organização da etapa.

Artigo 5 – Idades
5.1 A idade mínima sugerida para participação é de 12 anos completos, mas o(s) menor (es) deve(m) estar acompanhado(s) dos pais ou de um responsável com idade superior a 18 anos.

Artigo 6 – Ordem / Horário de Largada
6.1 A largada obedecerá a um intervalo de um tempo mínimo entre as equipes, tendo como base, sempre, o horário ideal de largada definido para a primeira equipe da prova ou da categoria.
6.2 O horário de largada da primeira Equipe, será definido e divulgado pela Organização no GRID (www.gaiaexp.com.br), obedecendo a sequencia de chegada das inscrições ou outro critério da organização que deverá ser avisado com antecedência.
6.3 O comparecimento do participante deve ocorrer até 01h00m00s de antecedência ao seu horário ideal de largada.
6.4 O intervalo de largada entre as Equipes será determinado pela Organização e PODERÁ mudar a cada prova, mas nunca sendo menor que 2 minutos.
6.5 Caso uma Equipe perca seu horário de largada, o mesmo somente poderá ser alterado com autorização do Diretor de Prova e, mesmo assim, desde que exista um lugar entre os inscritos, caso contrário à mesma poderá largar, porém com seu horário de largada inalterada ou em último.
6.6 A Ordem de largada das Equipes será em ordem numérica: 01, 02, 03 e assim, sucessivamente.
6.7 Não havendo PC de Largada na Etapa, o horário de largada de cada equipe será automático, ficando sob a responsabilidade de cada uma largar em seu Horário Ideal.
6.8 O Horário de Largada de cada Equipe, estará fixada junto ao Chek-In e no dia anterior a prova no site: www.gaiaexp.com.br,é de responsabilidade das mesmas confirmar seu Horário de Largada.
6.8.1 Não serão aceitos recursos referentes ao item 6.8.
6.9 Será permitida a permuta de ordem de largada entre as Equipes somente em casos especiais e com a autorização do diretor de prova, caso contrário a pena será imediata desclassificação de ambas as equipes.

Artigo 7 – Premiação
7.1 Será definido e divulgado pela Organização.
7.2 Serão entregues Troféus - 1(Um) para cada Equipe - no mínimo até o 3º(Terceiro) colocado.
7.3 Fica a critério da Organização efetuar sorteios e ou distribuição de brindes na prova.
7.4 No caso de sorteio, a Equipe somente terá direito ao mesmo desde que esteja presente no mínimo 1(Um) integrante da Equipe.
Parágrafo Único: Os Organizadores da prova são as únicas autoridades que permitem qualquer tipo de publicidade com respeito à prova. Os concorrentes, membros da Organização, todos os demais participantes e/ou envolvidos com o evento autorizam o uso de sua imagem cinética e eletrônica para fins comerciais, editoriais, promocionais e publicitários.

Artigo 8 – Autoridades da Prova
8.1 Constituição:
8.1.1 Um Diretor de Prova que será autoridade máxima.
8.1.2 Um Comissário Geral responsável pelos Comissários da Prova.
8.1.3 Um Diretor Técnico responsável pela parte técnica da prova.
Parágrafo Único: Toda pessoa, ao se inscrever na prova (em locais autorizados ou pelo site), declara obrigatoriamente conhecer o regulamento e a ele submeter-se. Declara também aceitar a impossibilidade de recorrer a qualquer outro júri, esportivo, civil ou criminal por mais privilegiado que seja.

Artigo 9 – Comissão da Prova
9.1 A Organização do Evento formará uma Comissão Especial de 3(Três) pessoas que auxiliarão os comissários.
9.2 A escolha da Comissão fica a critério da organização e poderá variar a cada prova.

Artigo 10 – Recursos
10.1 Cabe somente a Equipe participante o direito de recurso à Direção da Prova.
10.2 Qualquer Equipe que se julgar prejudicada, terá o direito a apresentar recursos individuais POR ESCRITO, que serão encaminhados ao Diretor de Prova e julgados pelos Comissários Desportivos com a maior brevidade possível. Enquanto o recurso não for julgado, não serão entregues os prêmios, nem oficializado o resultado.
10.2.1 Ficará a critério da Organização decidir se os recursos individuais POR ESCRITO deverão ou não ser acompanhados de um valor em dinheiro (R$) e divulgar esse valor.
10.2.2 Tendo o recurso valor em dinheiro (R$) e no caso de procedência do mesmo, o valor será devolvido à Equipe.
10.3 Protestos e ou recursos deverão ser apresentados dentro dos seguintes prazos:
a) Ficha Técnica / Planilha: até 15(Quinze) minutos após o horário de chegada da Equipe.
b) Performance: até 15(Quinze) minutos após a divulgação da mesma.
c) Resultados: até 10 (Dez) minutos após a divulgação do mesmo.
d) Durante os prazos acima, o Diretor de Prova e/ou Comissários Desportivos deverão estar presentes no local dos respectivos eventos, à disposição dos concorrentes para recebimento de protestos, reclamações e/ou recursos.
10.4 Protestos e/ou recursos referentes à PCs (Postos de Cronometragem) darão direito a Equipe reclamante de verificação da listagem de passagem, juntamente com o Diretor de Prova e/ou dos Comissários Desportivos.
10.5 Após a divulgação do Resultado será aguardado, impreterivelmente, 10(Dez) minutos para a entrega oficial dos prêmios e, se nesse prazo, nenhuma Equipe se manifestar contrária a essa divulgação, será oficializada as Equipes vencedoras.
10.6 Em hipótese alguma, serão aceitos recursos após a divulgação oficial dos resultados.
10.7 A divulgação do resultado faz parte da prova, sendo assim, a Equipe que se ausentar antes dessa divulgação, não terá direito a recursos posteriores.

Artigo 11 – Planilha de Roteiro
11.1 As planilhas de navegação (“mapa” do percurso) serão fornecidas no Check-In, no início da prova ou disponibilizadas no site (www.gaiaexp.com.br), para ser baixada e impressa pelo participante.
ATENÇÃO: Se houver trecho (s) de ramificação ou de especial, a informação será fornecida apenas no local do evento.
11.2 Cada Equipe receberá 3 (três) planilhas idênticas contendo o roteiro, velocidades e distâncias a serem seguidas em preto e branco, ficando a critério da equipe imprimir pelo site a planilha colorida. A Equipe que achar necessário mais planilhas poderá adquiri-las ao preço de 5 reais.
11.2.1 A planilha constará de 3(Três) colunas:
- A primeira para o símbolo (em tulipa) ou bússola, referente ao sentido a ser seguido.
- A segunda com distância em metros.
- A terceira com informações de velocidade média.
- Na parte inferior da primeira coluna, observações a respeito da referência.
11.2.2 Cada Equipe receberá um passaporte onde será registrado o tempo de passagem pelos Pcs. É de responsabilidade da equipe preservar o mesmo para que os tempos estejam com boa visualização na apuração, pois esse é o único comprovante da equipe caso surja alguma dúvida. Rasurar o passaporte sem uma justificativa aceitável para o diretor de prova será passível de perda do PC.
11.3 É de responsabilidade das Equipes a conferência do número e sequencia de páginas da planilha, antes de sua largada.
11.4 Constará também na planilha a localização dos Neutralizados e Deslocamentos que também serão considerados como um trecho ou não.
11.5 A simbologia da planilha deverá ser simples e clara, procurando mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro.
11.6 Os símbolos utilizarão o código tulipa, o mesmo já usado em outros campeonatos para este tipo de prova.
11.7 No símbolo usado, a "bolinha" (que indica o local de onde a Equipe está vindo) deverá estar sempre na posição inferior do retângulo. O sentido do desenho será sempre de baixo para cima. O quadrado o local exato de medição de uma referência para outra e a seta a direção a ser seguida.
11.8 Os ângulos da simbologia deverão apresentar com a melhor fidelidade possível, os reais ângulos das encruzilhadas e bifurcações.
11.9 Na primeira coluna, na parte inferior, poderão constar observações, chamando a atenção para locais perigosos (cova, barranco, pedra, rio fundo) e também o grau a ser seguido se preciso, quando exigir o uso de bússola.
11.10 Nem sempre um trecho poderá começar na metragem 0 (Zero), ele poderá ter a sequencia de metragem do (s) trecho (s) anterior (es).
11.11 Será exigido durante o percurso o uso de bússola, onde estará identificado na referência local o rumo (em graus) a ser seguido.
11.12 Na coluna da direita as medidas representadas são:
- A de cima é a metragem parcial, ou seja, a metragem da referência anterior até a atual.
- A de baixo é a metragem acumulada do trecho, ou seja, o total (a soma das parciais) desde o início do trecho.
11.13 As planilhas serão entregues depois de confirmado o Check-In da Equipe.
11.14 A planilha técnica com os cálculos dos tempos ideais de passagem de cada trecho também será disponibilizada no site, desde que a logística da prova permita isso.

Artigo 12 – Indicações Métricas
12.1 As medidas serão sempre em metros, com subdivisão de no mínimo 1 (Um) metro e no máximo 10(Dez) metros.
12.2 Medidas inferiores ao padrão utilizado serão indicadas diretamente no desenho, ou no texto (coluna de observações).
12.3 A não ser quando expresso em contrário a medição métrica refere-se a um ponto mais próximo da respectiva referência (encruzilhada, por exemplo).
12.4 Quando não houver local para aferição de passos, o primeiro trecho deverá ser obrigatoriamente um deslocamento ou não conter PC de Tempo e/ou Virtual.

Artigo 13 – Posto de Controle / Cronometragem (PC)
13.1 A cronometragem será feita com base em um tempo padrão (Hora Oficial – Hora/minutos/segundos), fornecida pela Organização da Prova pelo menos 30(Trinta) minutos antes da largada da primeira Equipe. E de responsabilidade da equipe aferir seu relógio com a HORA OFICIAL da organização.
13.2 Os PCs (Postos de Controle / Cronometragem) serão secretos e colocados em pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências e em ordem numérica.
13.3 Os PCs poderão ser dos tipos: Tempo, # (tempo e virtual), Roteiro, Virtual e Móvel.

Tempo: registra a Hora, Minuto e Segundo em que a Equipe passa por ele.
Obs.: Em caso de pane no relógio do posto de controle, o mesmo (o PC), poderá anotar o tempo da equipe conferindo o cronômetro da própria equipe.

#: A equipe registra o tempo, metragem ou os dois na sequencia de passagem que está no passaporte. Os # estarão anotados nas referências na planilha ou num lembrete preso ao passaporte que será entregue no Check-In.

Roteiro: registra se a Equipe está no roteiro certo.

Virtual: registra a metragem que a Equipe mediu em um trecho determinado (em planilha) pela Organização.

Móvel: registra o número de integrantes e verifica o tempo entre o primeiro e o último integrante da Equipe no momento em que a mesma passa por ele. Esse PC exclusivamente será uma pessoa qualificada podendo ser um Resgate e não ficará em um ponto fixo, podendo surpreender as Equipes em qualquer momento da prova e por mais de uma vez.

13.3.1 Todos os PCs poderão penalizar as Equipes, caso as mesmas infrinjam o regulamento.
13.3.2 A autoridade do PC é inquestionável.
13.4 Ao avistar um PC, a Equipe deverá seguir normalmente, respeitando, se houver a fila de passagem, caso haja equipe (s) a sua frente ou ultrapassando-a (s) só se claramente autorizada por esta (s).
13.5 Se a Equipe parar ao avistar um PC, seu tempo será registrado no momento em que a mesma parou.
13.6 Somente 1 (Um) integrante deverá dirigir-se até o PC para que seja registrado o tempo da Equipe ou para entregar o passaporte.
13.6.1 Se TODOS os integrantes dirigirem-se até o PC, o mesmo poderá penalizar a Equipe (19.2).
13.7 Se a Equipe passar 2(Duas) vezes no mesmo PC, valerá o primeiro tempo anotado.
13.7.1 Poderá haver PC duplo, em que a Equipe realmente deverá passar duas vezes por esse mesmo PC ficando a critério da Organização se valerá o primeiro, segundo ou os dois tempos registrados nesse PC.
13.8 Os PCs se posicionarão no mínimo, 10(Dez) minutos antes do Horário Ideal da primeira Equipe e ficarão até 30(Trinta) minutos após o tempo de ideal de passagem da última Equipe ou após a passagem do Resgate (Limpa Trilha).
13.9 Os pontos de tempo das Equipes serão tomados em locais secretos e aleatórios designados somente aos PCs.
13.10 Fica a critério da equipe anotar o tempo registrado no PC.
13.11 O PC visa medir a navegação e confirmar o caminho e o sentido correto da prova, confirmar o número de integrantes da Equipe etc.
13.12 Nos PCs de Tempo, a Equipe perderá 1(Um) ponto para cada segundo atrasado, até o limite de 15 (quinze) minutos, após esse tempo, automaticamente perderá fixo 900 (novecentos) pontos. Perderá 2 (Dois) pontos para cada segundo de adiantamento, até o limite de 7,5 (sete e meio) minutos, após esse tempo automaticamente perderá fixo 900 (novecentos) pontos. Após 30 min do tempo ideal de passagem da última equipe, o PC será fechado, e mesmo que passe pelo local a equipe perderá 1200 pontos.
13.13 O PC Virtual registrará a metragem fornecida pela Equipe a partir do local escrito na planilha (marco zero Pc Virtual), ou por algum tipo de sinalização na trilha a qual deverá confirmar se está correta até um limite de erro de 600 pontos inferior ou superior a metragem estipulada. Valerá a primeira metragem dita, não abrindo chances a especulações. Na ausência de qualquer destas situações transforma em “marco zero” o início do trecho em que se está ou o que se iniciou.
13.13.1 Não serão aceitos recursos sobre o item 13.13.
13.14 Fica a critério da Direção de Prova, por eventuais problemas quando um PC de Tempo for cancelado, o mesmo poderá ser válido como PC de passagem, sendo penalizadas as Equipes que por ele não tenham passado.

13.15 Será colocada à disposição das Equipes, a listagem de tempos reais de passagem, para a devida conferência e comparação com a ficha técnica da mesma, sempre antes da declaração dos resultados.

13.16 A passagem das equipes pelos PCs poderá ser aferida com fotos onde se registra o tempo e filmadoras que poderão estar fora da vista das equipes. Se na passagem por esses postos se verificar a má intenção da equipe anotando o tempo abaixo ou acima do registrado nas máquinas, a mesma poderá ter o PC anulado.

13.17 Os PCs que possuírem relógios com tempos diferentes do horário oficial da prova terão seu tempo priorizados para anotação no passaporte. Não anotar o tempo do mesmo, e só anotar o tempo do relógio da equipe poderá ser passível de anulação do mesmo.

Artigo 14 – Contagem de Pontos
14.1 Vencerá a Equipe que no final da prova apresentar o menor número de pontos perdidos.
PC DE TEMPO:
- Para cada segundo atrasado = 1(Um) ponto perdido sem tolerância.
- Para cada segundo adiantado = 2(Dois) pontos perdidos sem tolerância.
- Acima de 15 (quinze) minutos atrasados = 900(novecentos) pontos perdidos.
- Acima de 7,5 (sete e meio) minutos adiantados = 900(novecentos) pontos perdidos.
- Acima de 30(trinta) minutos do horário ideal de passagem da última equipe do grid = 1200 (um mil de duzentos) pontos perdidos.
PC DE ROTEIRO:
- Se a equipe passar por ele = 0(Zero) pontos perdidos.
- Se a Equipe NÃO passar por ele = 1200 (um mil de duzentos) pontos perdidos.
PC VIRTUAL:
- Para cada metro anotado a mais ou a menos = 1(Um) ponto perdido.
14.1.1 Poderá haver critérios diferentes para a pontuação de pontos perdidos, que será descrito em planilha e/ou divulgado antes da largada da primeira Equipe.

Artigo 15 – Empates
15.1 Serão usados os seguintes critérios no caso de haver empate ao final da Etapa:
1º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver o maior número de 0 (Zero) ponto perdido durante a prova, 1(Um) ponto perdido, 2(Dois), 3(Três) e assim, sucessivamente.
2º: Será declarada vencedora a Equipe que tiver o MENOR número de largada.
15.2 Serão usados os seguintes critérios no caso de haver empate ao final do Circuito:
1º: Será declarada campeã a Equipe que tiver o maior número de 1º lugar, 2º lugar, 3º, 4º, 5º e assim, sucessivamente.
2º: Na hipótese de persistir o empate, a definição seguirá esta sequencia: 1) a favor da equipe que participou de mais etapas; 2) a favor da equipe que largou mais vezes em primeiro e 3) sorteio simples.

Artigo 16 – Pontuação
A organização poderá fechar com outros organizadores acordos para que outras provas passem a fazer parte do Circuito. Caso isso ocorra o fato será noticiado através do site  www.gaiaexp.com.br

16.1 Para efeito de Circuito, nas Etapas serão atribuídos pontos para cada colocação conforme segue para todas as categorias:

1ª lugar –  40 pontos     15ª lugar – 15 pontos
2ª lugar –  37 pontos     16ª lugar – 14 pontos
3ª lugar –  34 pontos     17ª lugar – 13 pontos
4ª lugar –  32 pontos     18ª lugar – 12 pontos
5ª lugar –  30 pontos     19ª lugar – 11 pontos
6ª lugar –  28 pontos     20ª lugar – 10 pontos
7ª lugar –  26 pontos     21ª lugar –   9 pontos
8ª lugar –  24 pontos     22ª lugar –   8 pontos
9ª lugar –  22 pontos     23ª lugar –   7 pontos
10ª lugar –20 pontos     24ª lugar –   6 pontos
11ª lugar –19 pontos     25ª lugar –   5 pontos
12ª lugar –18 pontos     26ª até 35ª lugar – 4 pontos
13ª lugar –17 pontos     36ª até 50ª lugar – 3 pontos
14ª lugar –16 pontos     51ª e acima – 2 pontos desde que terminem a prova.

Artigo 17 – Classificação
17.1 Será declarada campeã a Equipe que obtiver o maior número de pontos na soma de TODAS as Etapas.
17.2 Em 2017 as 3 (três) primeiras equipes na pontuação geral do Circuito na categoria Novatos (trekker) serão promovidas a Graduados, desde que participem de no mínimo 50% das provas.

17.3 Em casos especiais, quando o número de equipes novatas for insuficiente para estimular a competitividade, e o nível técnico das mesmas estiverem muito abaixo, em comum acordo com as mesmas, NÃO HAVERÁ GRADUAÇÃO.

Artigo 18 – Desclassificação
Será desclassificada a Equipe que:
18.1 Romper cercas, caminhar sobre plantações, hortas, etc, ou exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade alheia e/ou a natureza. Esta penalidade não isenta a Equipe de responder e arcar com responsabilidade, decorrentes do ato, perante os prejudicados.
18.2 Uso de qualquer tipo de droga ou estimulante, antes, durante ou após o evento, no local ou em seu entorno.
18.3 Mexer em, alterar ou retirar do percurso equipamentos ou marcações feitas pela organização.
18.4 Utilizar equipamentos de comunicação e localização como: telefone celular, rádios, GPS, ou similares em benefício próprio.
18.5 Trocar os participantes por outros sem ter comunicado a Organização por escrito.
18.6 Obstruir propositalmente a passagem de outra Equipe.
18.7 Realizar o percurso, parcial ou totalmente, antes do horário de largada da equipe.
18.8 Desacatar as decisões do Diretor de Prova, Resgates e membros do júri.
18.9 For flagrada jogando lixo, folhas de planilha nas trilhas.
18.10 Qualquer ato prejudicial ao evento ou aos parceiros e patrocinadores.
18.11 Intimidações, verbal ou física, palavras obscenas e / ou atos ofensivos, contra integrantes da própria equipe ou de outras equipes, PC`S, resgates, pessoal de apoio, diretor de prova, representantes de patrocinadores ou de parceiros.
18.12 Usar equipamento de medição: mecânico, "rodinha", trena ou similar.
18.13 Não fechar porteira, portão ou chave de arame (“tronqueira”)
18.14 Forem flagradas usando o chamado "BATEDOR" durante o percurso.
18.15 Não assinar o termo de responsabilidade na ficha de inscrição.
18.16 Não se apresentar ao PC de chegada, ou terminar a prova com menos integrantes do que começou a prova, desde que os que abandonaram a prova tenham avisado o PC da sua desistência.

Artigo 19 – Penalidades Especiais
19.1 Não passar pelo PC (tempo ou virtual)........................................... 1200 Pontos
19.2 Tumultuar o trabalho do PC ........................................................... 600 Pontos
19.3 Não obedecer ao regulamento ou a instruções de segurança, ou qualquer outra, expressa na planilha ou fornecida por integrante da organização ...............................1200 pontos
19.4 Se por qualquer motivo um integrante da Equipe necessitar abandonar a prova, a mesma deverá deixá-lo no PC mais próximo ou com um Resgate da prova, NÃO podendo a mesma dar continuidade na prova sem esse procedimento. Caso contrário, a equipe sofrerá a penalização.
19.5 Para que a Equipe seja penalizada, a Organização (Apuração) depende da chegada dos PCs ou por aviso do Resgate da prova via rádio. Portanto, mesmo depois de divulgada a performance da equipe, a mesma NÃO ESTÁ ISENTA de receber tais penalidades.

Artigo 20 – Apresentação das Equipes
20.1 Cada Equipe deverá ser apresentada para vistoria (Chek-In), em Local, Data e Horário determinado pela Gaia Exp – Esportes de Aventura. Os integrantes das Equipes deverão estar munidos do comprovante de inscrição e/ou recibo de depósito bancário.
20.2 As Equipes deverão se apresentar em locais determinados pela Organização, no mínimo 1 hora (uma) antes da sua largada.
20.3 Ficará a critério da Organização impedir a largada ou continuidade da prova de qualquer Equipe que não reúna condições de segurança mínima exigida.
20.4 Entende-se como percurso da prova, desde o Check-In até a divulgação OFICIAL do resultado.

Artigo 21 – Equipamentos de Segurança Obrigatórios
21.1 No caso de existir local onde possa haver riscos, a organização providenciará os equipamentos de segurança necessários e pessoal capacitado para apoio.
21.2 Lanterna ou Head lamp (em caso de prova noturna), cantil (squeeze) para cada integrante, saco plástico para lixo, cronômetro e ou relógio digital, bússola, caneta e calculadora simples e kit básico de primeiros socorros.
21.3 É livre a utilização de qualquer equipamento, eletrônico ou mecânico, que auxilie a navegação e contagem de passos, mas é proibido o uso de qualquer equipamento, eletrônico ou mecânico, que permita a aferição de distância.
21.4 Ao participante, aconselha-se a utilização de vestuário confortável, como tênis de caminhada ou bota para trekking, camiseta, calça de tactel ou outro tecido leve de secagem rápida, meias grossas, boné ou chapéu, protetor solar e repelente contra insetos, assim como possuir um conjunto completo de roupas e calçados para troca, ao final do evento.

Artigo 22– Camiseta
22.1 É obrigatório o uso de camiseta na prova para TODOS os integrantes da Equipe o que poderá acarretar em penalização.
22.1.1 Se a Equipe possuir uniforme próprio, a mesma poderá usá-lo.

Artigo 23 – Alteração no Roteiro
23.1 No caso de algum imprevisto como: surgimento de nova estrada, nova cerca cadeado em porteira, ponte caída, erosões, rio cheio, queda de barreira, atoleiros, abelhas, gado e etc. Impossibilitando a passagem ou provoque alguma alteração no roteiro, fica por conta das Equipes procurarem os meios que as conduzam o mais breve possível do roteiro original. Seus tempos ideais permanecerão INALTERADOS.
23.2 Modificações na planilha antes do início da prova, as mesmas serão fixadas próximo ao Check-In ou disponibilizadas no site.
23.3 É de responsabilidade das equipes verificarem as mudanças e fazer as alterações necessárias, sendo que não serão aceitos recursos sobre esse item.

Artigo 24 – Das disposições gerais
24.1 Os eventuais problemas que surgirem e que não estejam previstos neste regulamento serão analisados e julgados pelo diretor de prova.

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