Corrida de Aventura

Regulamento:

1 - COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO:

O diretor de prova é o responsável em executar as datas e disposições deste regulamento justificando as alterações quando cabíveis. Casos omissos serão decididos pelo diretor de prova;

Quando houver qualquer risco de vida, o diretor de prova poderá acionar o resgate de qualquer integrante da equipe, jornalista e fiscal de prova, sendo o ônus do resgate de responsabilidade do resgatado. A organização, no entanto, só fará o resgate se houver condições adequadas de segurança para quem está resgatando ou sendo resgatado;

A organização da prova não cobre despesas médicas além dos primeiros socorros prestados no local. Caso necessite remoção, atendimento ou internação hospitalar, estes serão de responsabilidade da própria equipe. A organização se reserva o direito de acionar o cheque-caução para cobrir gastos emergenciais;

A menos que haja alteração por parte da direção da prova (antes ou durante a competição), as instruções constantes no race-book são soberanas;

A organização se reserva o direito de realizar um único briefing de prova, podendo ou não repeti-lo para equipes que justificadamente não comparecerem ao mesmo;

A checagem de equipamentos obrigatórios poderá ser realizada a qualquer momento durante a prova;

No caso de condições climáticas adversas ou por razões de segurança, a organização se reserva o direito de cancelar e/ou alterar o percurso e/ou etapas sem aviso prévio e sem ônus à mesma, inclusive durante o andamento da prova.


2 - DEFINIÇÕES:

Posto de Controle (PC): local indicado pela organização por onde as equipes devem passar obrigatoriamente na ordem sequencial numérica pré-determinada.  Esse poderá ter um fiscal ou ser virtual (carimbo ou dica que deverá ser apresentada no próximo PC)

Áreas de Transição (AT): é um PC diferenciado por ser uma área onde haverá mudança de modalidade esportiva.

Fiscal de prova: responsável pelo registro da passagem das equipes pelos postos de controle. Tem autoridade para fazer checagem de equipamentos obrigatórios.

Corte: percurso alternativo reduzido que as equipes são obrigadas a fazer caso não cheguem a um PC em um prazo máximo pré-estabelecido.

3 - PROVA:

O Circuito será constituído de três etapas. Todas as etapas incluirão provas curtas (25-60 km) abertas a novatos e atletas experientes. As modalidades irão variar de etapa para etapa, podendo incluir atividades aquáticas (natação, canionismo, canoagem, etc.), terrestres (mountain bike, trekking, etc.) e técnicas verticais (rapel, tirolesa ou ascensão).

A princípio, o local da prova só será divulgado na semana da competição.

4 - TEMPOS DA PROVA

A largada será realizada em horário divulgado na semana da prova.

A organização poderá estabelecer previamente um prazo máximo para a conclusão da prova. Após esse horário, a prova será encerrada e os atletas serão resgatados pela organização. A classificação dessas equipes obedecerá à colocação das mesmas no último posto de controle no horário previsto de encerramento da prova.

5 - EQUIPES

As equipes serão compostas de 2 integrantes independente do sexo, assim também como a categoria solo. Para fins de premiação, haverá 3 categorias: mista – masculina - solo.

6 - INSCRIÇÃO

Será considerada inscrita a equipe que:

- Entregar à organização os formulários e termos de responsabilidade de todos os atletas devidamente preenchidos e assinados;
- Efetuar o pagamento da inscrição até a data prevista.

São requisitos para a inscrição: estar apto clinicamente; ter mais de 18 anos (menores só acompanhados do responsável); saber nadar (se a etapa exigir); estar de acordo com o regulamento e termo de responsabilidade;

É obrigatório que as equipes possuam conhecimentos sobre procedimentos básicos de segurança (pedido de auxílio e resgate) e primeiros socorros;

Dependendo da prova, poderá ser exigido cheque-caução da equipe para cobrir eventuais danos provocados pela equipe a equipamentos emprestados pela organização. O mesmo será devolvido após a conferência do equipamento e constatação de seu estado original de preservação;

Em caso de desistência, as equipes podem pedir devolução integral do valor da taxa de inscrição até uma semana antes da prova. Dessa data até três dias antes da competição, as equipes que desistirem da prova terão direito à restituição de 70% do valor pago na inscrição. A partir de então, a organização NÃO devolverá em hipótese alguma o valor da inscrição.

A organização se reserva o direito de recusar a inscrição de qualquer equipe, total ou parcialmente;

7 - EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS

Esses equipamentos poderão variar dependendo da etapa, cabe ao organizador informar os equipamentos obrigatórios com antecedência.

Por equipe:

1 kit de 1º socorros;

Bactericida - Ex.: Mertiolate (mínimo de 5g) 
Compressas de gaze esterilizadas (mínimo de 1 pacote com10 unid. cada) 
Atadura de crepe (mínimo de 1 pacote com 4,5m x 10cm) 
Esparadrapo (mínimo de 3m x 2cm) 
Luvas de látex (mínimo de um par) 
Purificador de água - Ex.: Hidrosteril (suficiente para 10 litros) 
Anti histamínico (mínimo de 4 comprimidos) 
Anti inflamatório (mínimo de 4 comprimidos) 
Analgésico (mínimo de 4 comprimidos) 
Anti diarréico (mínimo de 4 comprimidos) 
Pinça e tesoura 
Repelente para insetos 
Protetor solar

Aconselhamos a complementação da lista com produtos de necessidades individuais.

1 bússola;

1 apito

EM CADA MODALIDADE (por competidor)

Mountain bike:

·         1 mountain bike;

·         1 capacete;

·         1 par de luvas;

Trekking e corrida de orientação

Não há equipamento obrigatório exclusivo para estas modalidades.

EQUIPAMENTOS SUGERIDOS:

·         Saco estanque para acondicionar equipamentos;

·         Porta-mapa à prova de água;

·         Altímetro;

·         Ciclo-computador;

·         Bússola reserva;

EQUIPAMENTOS PROIBIDOS:

·         GPS ou qualquer outro equipamento eletrônico de auxílio à navegação;

·         Cartas/mapas/fotos aéreas não fornecidas pela organização;

8 - CLASSIFICAÇÃO

A classificação das equipes será baseada naquela que fizer o menor tempo do percurso TOTAL cumprindo a passagem obrigatória pelos PCS, contando que não tenha recebido alguma penalização durante a prova.

Ver item “Tempo de prova” para classificação das equipes quando expirado o tempo de prova.

9 - PONTUAÇÕES / RANKING DO CIRCUITO

A pontuação será:
1ª colocada = 10 pontos
2ª colocada = 8 pontos
3ª colocada = 7 pontos
4ª colocada = 6 pontos
5ª colocada = 5 pontos
6ª colocada = 4 pontos


Todas as equipes que concluírem a prova receberão dois pontos. Poderá existir alguma etapa do circuito que terá um peso maior na pontuação.
Para fins de pontuação do circuito, as equipes deverão manter o nome original e ao menos dois de seus atletas em todas as provas.
Será descartado o pior resultado da equipe no circuito. Em caso de empate no número de pontos, vencerá a equipe melhor colocada na última etapa do circuito.

10 - CATEGORIAS

As provas são idealizadas para que a maioria das equipes complete a corrida. Para garantir isso, as equipes estarão sujeitas a cortes no percurso no decorrer da prova em certos postos de controle. Equipes mais fortes irão fazer o percurso completo, enquanto outras equipes irão percorrer trajetos mais curtos, seguindo por caminhos alternativos. Para fins de classificação, as equipes que forem cortadas serão classificadas após as equipes que fizerem o percurso completo. Os horários de corte serão estabelecidos pela organização da prova antes da largada e constará do race-book. A organização se reserva o direito de estender o horário dos cortes, caso julgue necessário. As equipes são obrigadas a seguir nos percursos alternativos após o horário de corte.

11 - PREMIAÇÃO

Troféus e brindes caso sejam disponibilizados pelos patrocinadores para as três primeiras equipes em cada categoria. 

12 - RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS

Cada competidor é responsável pelo seu próprio desempenho na prova, devendo julgar por si próprio se deve ou não continuar na competição, exceto se o médico ou o diretor de prova decidir exclui-lo por razões de segurança à sua integridade física.

Cada atleta deverá assinar o termo de responsabilidade onde assume estar apto para participar da competição e renunciando a todo tipo de ação legal contra os organizadores do evento.

As equipes devem utilizar seus próprios meios para progressão durante a prova, sendo expressamente proibido auxílio externo, como uso de guias durante deslocamentos e uso de veículos motorizados.

Os competidores não contarão com equipe de apoio durante a prova, mas poderão existir pontos de reabastecimento de suprimentos e equipamentos ao longo da prova previamente estabelecidos pela organização.

É de responsabilidade das equipes acompanhar os comunicados de prova a fim de cumprir os prazos e determinações previstos pela organização.

A desistência da equipe durante a prova deverá ser obrigatoriamente comunicada a algum membro da organização. Da mesma forma, uma equipe incompleta só pode continuar na prova mediante autorização da organização.

Se a equipe não estiver em condição de prosseguir na prova (p. ex. integrante ferido), o resgate da equipe poderá ser solicitado à organização, que poderá providenciá-lo caso seja possível.

Cada equipe deverá ter um capitão que será o porta-voz de todos os assuntos referente aos direitos que lhe cabem.

As equipes deverão obrigatoriamente seguir as instruções da competição. O não cumprimento poderá implicar em desclassificação da equipe.

13 - PENALIZAÇÕES

Estará sujeita a penalidade à equipe que:
- Não seguir a ordem cronológica dos postos de controle (desclassificação);
- Um integrante abandonar a prova (desclassificação);
- Usar qualquer meio de transporte não autorizado pela organização (desclassificação);
- Usar mapas não autorizados pela organização (desclassificação);
- Usar guias para se deslocar (desclassificação);
- Os membros estiverem separados de distância superior a 100 m, exceto quando determinado pela organização que a equipe se divida (penalidade a ser julgada pela direção de prova);
- Se deslocar por trechos do percurso não autorizados pela organização (penalidade a ser julgada pela direção de prova);
- Se algum membro da equipe cometer atitudes anti-desportivas, agressivas e destrutivas ao meio ambiente (penalidade a ser julgada pela direção de prova);
- Se deslocar sem algum equipamento obrigatório da lista de equipamentos “Durante toda a Prova”, tanto individual quanto de equipe (penalidade de 20 minutos p/ equipamento pendente). - Se deslocar sem fazer uso de algum equipamento obrigatório específico da modalidade (penalidade de 20 minutos p/ equipamento pendente).


Obs1: Algumas penalidades específicas poderão ser previamente detalhadas no race-book.
Obs2: A exceção de casos de pendência de equipamentos, as penalidades somente serão impostas após o término da competição, a menos que a direção de prova julgue pertinente penalizar a equipe durante a competição. No primeiro caso (pendência de equipamentos), a penalidade será cumprida no PC de checagem de equipamentos (flagrante durante a checagem) ou no PC seguinte ao local em que a equipe foi flagrada pela organização sem o equipamento. Esta penalidade pode ainda ser imposta após o término da prova, no caso de recurso procedente de outra equipe.
Obs3: A perda de algum equipamento essencial (p. ex. colete salva-vidas na etapa de canoagem) poderá implicar na desclassificação da equipe. A equipe tem o direito de adquirir por meios próprios o equipamento pendente para continuar sua progressão na prova, o que, no entanto, não a isentará de cumprir a penalidade.
Obs4: Casos omissos serão julgados pela direção de prova.

Sob pena de desclassificação da equipe, é proibido durante a prova:
- Coletar qualquer espécie de planta.
- Perturbar ou capturar qualquer animal.
- Deixar lixo pelo caminho.
- Fazer fogueira.

14 - RECURSOS

As equipes poderão entrar com recurso por escrito através de seu representante oficial (capitão) mediante pagamento de R$150,00. A quantia será devolvida ao solicitante se o recurso for julgado procedente. O júri será formado por 2 pessoas da organização e mais 3 capitães de equipes (mediante sorteio) cujo resultado do recurso do solicitante não afete a classificação de suas equipes. As decisões deste júri serão soberanas, não cabendo recursos.

15 - AS IMAGENS

A organização do Circuito Gaia Exp terá direito a utilizar e reproduzir todas as imagens fotográficas e de vídeo produzidas durante a prova, premiação e briefing's para uso comercial ou de mídia.

Compartilhe "Corrida de Aventura" via:

Facebook Share Button Twitter Share Button